Início » Psicotidiano » A Música Ideal de David Bowie

A Música Ideal de David Bowie


Quais são os elementos que fazem de uma música um sucesso? Um professor de Psicologia da Universidade de Hertfordshire afirma ter “compilado” a canção ideal de David Bowie. Segundo a teoria psicológica, esta canção deve alcançar o sucesso nas paradas e ainda pode melhorar a saúde do cantor.

Nick Troop, o audacioso pesquisador, além de psicólogo é também músico. E lógico, um aficcionado pelas músicas de David Bowie. Ele analisou 26 álbuns e 266 canções do cantor, para encontrar a conexão entre a linguagem utilizada na música e o sucesso que ela alcançou. Em seguida, resolveu compor aquela que considera ser a “música suprema” de David Bowie.

Para este trabalho, Troop utilizou o Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC), um software de análise de texto desenvolvido por James Pennebaker, Roger Booth e Martha Francis, e assim investigou as ideias representadas nas letras das canções. Longe de analisar o significado das músicas em termos qualitativos, o que seria mais ou menos classificá-las como boas ou ruins, o software oferece uma análise quantitativa dos processos psicológicos refletidos nas palavras usadas por Bowie.

O interesse de Troop em em David Bowie começou como um hobby. No entanto, o pesquisador diz que este interesse também foi motivado por estudos realizados por ele e outros, que comprovam que a atitude de escrever sobre traumas particulares e objetivos de vida gera benefícios a longo prazo para a saúde. Você pode encontrar no YouTube o produto final deste estudo, mas não sem antes ouvir as explicações do psicólogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s